Sob declaração de “PAN PAN”, Airbus A320 volta ao Aeroporto de Congonhas 25 minutos após partir

O momento do retorno do A320 em Congonhas, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Cenas da transmissão ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), mostram que um Airbus A320 retornou à origem nesta tarde de quarta-feira, 20 de dezembro, sob declaração de “PAN PAN”.

Conforme o vídeo disponibilizado abaixo, durante a aproximação para pouso, o piloto informou à controladora de tráfego aéreo da Torre de Congonhas: “Não sei se a senhora está ciente, a gente está com uma emergência médica. Após o pouso, a gente solicita atendimento urgente”.

A controladora respondeu que a equipe do aeroporto já estava ciente e tudo já havia sido coordenado.

Pouco depois, ainda durante a aproximação para pouso, o piloto completou: “A gente declarou PAN PAN lá atrás, com o controle, para conseguir retornar de imediato. A situação ainda é crítica da passageira a bordo, mas é apenas emergência médica, todo o resto está absolutamente sob controle”.

A chamada de “PAN PAN” na frequência de comunicação é usada para informar ao controle de tráfego aéreo uma condição de urgência, que tem prioridade sobre todas as outras comunicações, exceto a de emergência, que é usada quando há risco iminente de acidente, por exemplo.

Portanto, a declaração do piloto mostra que a tripulação se empenhou em buscar o retorno mais rápido possível em prol do cuidado com a saúde da passageira, como é padrão ser feito na aviação em situações como essa.

Como foi possível acompanhar nas cenas do vídeo acima, a emergência ocorreu com o voo 3096 da LATAM. O avião, o Airbus A320 de matrícula PR-MYI, decolou do Aeroporto de Congonhas às 13h33 e voaria até Uberlândia, no interior de Minas Gerais.

Segundo o histórico das plataformas de rastreamento online de voos, após 9 minutos desde a decolagem, quando a aeronave estava a cerca de 19 mil pés, foi iniciado o desvio de rota para retornar ao aeroporto da capital paulista.

O momento do início do desvio para retorno a Congonhas – Imagem: RadarBox

O pouso, visto na gravação acima, ocorreu 25 minutos depois da partida, às 13h58, e o A320 foi levado direto para o portão de desembarque, para que o atendimento ocorresse o mais brevemente possível.

Mais tarde, às 16h32, o voo 3096 partiu de Congonhas realizado pelo Airbus A320neo de matrícula PR-XBQ, que pousou em Uberlândia às 17h28, portanto, pouco mais de 3 horas após o horário padrão deste serviço.

O AEROIN entrou em contato com a LATAM para solicitar mais informações sobre o que ocorreu, e a companhia forneceu o seguinte posicionamento:

A LATAM informa que o voo LA3096 (São Paulo/Congonhas-Uberlândia) desta quarta-feira (20/12) retornou ao aeroporto de origem para prestar atendimento médico a uma passageira que teve um mal estar a bordo. A companhia se sensibiliza com o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares da passageira. A segurança é primordial para a LATAM, que segue todos os protocolos previstos para esse tipo de situação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias