
Apesar de ser um procedimento seguro, uma arremetida no Acre chamou a atenção e assustou os passageiros, após fortes ventos balançarem um Airbus da Latam.. O caso aconteceu com o voo LA-3678, de Guarulhos (SP) para Rio Branco (AC), realizado pelo Airbus A320neo de matrícula PR-XBE, na manhã de ontem, dia 19 de agosto.
Ao chegar na capital acreana, o avião chegou a encostar o trem de pouso principal do lado direito primeiro e depois o esquerdo de maneira muito rápida, sendo que, logo em seguida, foi comandada uma arremetida pelos pilotos, visando à segurança do voo, já que o vento desestabilizara a aeronave.
Durante a subida pós-decisão de arremeter, a aeronave balançou bastante as asas devido à interferência do vento. Um vídeo gravado no local permite identificar, pelo som, como o vento estava forte naquele momento. Segundo dados do rastreador de voos FlightRadar24, o avião arremeteu, fez duas voltas (órbitas) antes de pousar em segurança mas pela cabeceira oposta à da primeira tentativa de pouso.
A arremetida de um avião da LATAM chamou a atenção no Acre pic.twitter.com/0j4lSAOwwE
— AEROIN (@aero_in) August 20, 2022
Segundo alguns passageiros relataram ao g1, houve pânico a bordo e viajantes acharam que um acidente fosse acontecer. A Latam informou em nota que “ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.
As imagens gravadas no pátio e no terminal mostrando o Airbus A320 da companhia latina encostando no chão nates de arremeter, e balançando as asas devido aos fortes ventos pic.twitter.com/ivcFJZRqAB
— AEROIN (@aero_in) August 20, 2022