Após retomarem aeroporto, soldados ucranianos posam em frente ao An-225 destruído

Com a saída das tropas russas, o aeroporto onde estava o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, foi retomado pelos ucranianos.

O recuo das tropas russas se deu por parte da decisão de Moscou, que agora concentrará a chamada “Operação Militar Especial” na faixa leste da Ucrânia, na região de Donbass, que já está em conflito desde 2014.

O Aeroporto de Gostomel é um dos maiores da região metropolitana da capital Kyiv, e sempre teve um alto valor estratégico, além de abrigar a própria sede da companhia aérea Antonov Airlines.

No primeiro dia da guerra, ele foi atacado por tropas aerotransportadas do VDV, a divisão de paraquedistas da Rússia. Este ataque foi repelido por tropas da Spetsnaz ucraniana, e os efeitos colaterais foram baixos.

Porém, numa segunda investida de ataque, com apoio maior, a Rússia conseguiu tomar o aeródromo, e o Antonov An-225 foi atingido.

Agora, cerca de 1 mês depois, com a saída dos russos, os ucranianos retomaram o aeroporto e os militares postaram um vídeo motivacional em frente do que sobrou do An-225 “Mriya”, que em ucraniano significa “sonho”:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias