Superfícies de controle de voo em material termoplástico serão feitas pela GKN para o eVTOL da Joby

Imagem: Joby Aviation

Paris Air Show 2023 – A norte-americana Joby Aviation, que está desenvolvendo aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) para serviços comerciais de passageiros, e a britânica GKN Aerospace, grande fornecedora global de tecnologias do setor aeroespacial, firmaram nesta semana um acordo plurianual para o fornecimento de superfícies termoplásticas de controle de voo para as aeronaves da Joby.

Segundo a fabricante estadunidense, esta colaboração, assinada no Paris Air Show, marca um passo importante em direção ao seu objetivo de usar suas aeronaves para oferecer um serviço de táxi aéreo rápido, silencioso e conveniente em cidades ao redor do mundo.

A GKN Aerospace tem trabalhado em estreita colaboração com Joby na aplicação de um conceito termoplástico inovador especificamente adaptado à aeronave eVTOL. As superfícies de controle de voo serão compostas por um conjunto de estrutura termoplástica leve, fabricado usando um método avançado de produção fora da autoclave.

Segundo a GKN, este processo de fabricação de ponta permitirá uma produção de alta taxa enquanto atende aos requisitos de alto desempenho da aeronave da Joby.

A GKN Aerospace realizará o projeto detalhado das superfícies de controle de voo. O trabalho de desenvolvimento e produção inicial será realizado no Centro de Tecnologia Global em Hoogeveen, na Holanda, antes da transição para as instalações da GKN Aerospace em Chihuahua, México. Os produtos finais serão entregues diretamente na linha de produção piloto da Joby em Marina, Califórnia, EUA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias