Surcar Airlines escolhe motores ZeroAvia para voos de hidroavião limpos nas Canárias

A ZeroAvia anunciou que assinou um acordo para fornecer seus motores elétricos a hidrogênio ZA600 à nova operadora Surcar Airlines, que busca levar voos ecológicos para as Ilhas Canárias.

A Surcar planeja usar hidroaviões Twin Otter adaptados com o trem de força ZA600 em passeios turísticos. A companhia aérea recém-lançada é apoiada por investidores, incluindo a transportadora dinamarquesa Nordic Seaplanes. 

Ao ser pioneira em voos turísticos ecológicos, a empresa visa inspirar e conduzir outras operadoras a adotar práticas sustentáveis, acelerando a transição para um futuro mais limpo para toda a indústria.

A Surcar Airlines iniciará operações com aeronaves de propulsão convencional; o próximo passo será mudar para motores hidrogênio-elétricos para remover todas as emissões durante o voo, proporcionando grandes reduções adicionais nos impactos climáticos e na qualidade do ar.

Por sua vez, a ZeroAvia está a caminho da certificação nos próximos dois a três anos do motor ZA600, 600kW para aeronaves de 9 a 19 assentos nos próximos dois a três anos e tem um Memorando de Entendimento com a De Havilland do Canadá, detentora do certificado de tipo da Twin Otter.

A União Européia tem como meta a redução de 55% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, e o Plano Nacional de Energia e Clima da Espanha visa alcançar um sistema de transporte totalmente neutro em carbono até 2050.

Essa ação política é refletida nas atitudes do consumidor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Europeu de Investimento, três quartos dos europeus planejam voar com menos frequência no futuro por razões ambientais. Oferecer um voo limpo é um imperativo estratégico para a indústria da aviação.

Informações da Surcar Airlines

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias