Taxistas se unem para comprar empresa aérea, mas negócio acaba frustrado na hora H

A equipe que administra a reorganização (espécie de “recuperação judicial”) da empresa sul-africana Mango Airlines deixou vazar um documento à imprensa em que ficou evidenciada a tentativa da Associação Nacional de Táxis da África do Sul (SANTACO) de comprar uma parte da transportadora estatal, que está em situação crítica. À sequência do vazamento, os administradores não quiseram comentar.

A curiosa proposta, vinda de um inesperado originador, acabou rechaçada e os taxistas não conseguirão, desta vez, seu pedaço na empresa aéreo que ressurgir do processo de reorganização. A Mango está neste processo desde 28 de julho de 2021. Ela foi desativada depois que sua controladora, a South African Airways, decidiu vender a subsidiária. 

A SANTACO confirmou que apresentou uma oferta para adquirir a Mango. “Estamos confiantes de que apresentamos uma oferta formidável. Faremos uma declaração nesta semana sobre o assunto, incluindo a carta de resposta do profissional de resgate de negócios que vazou para a mídia”, disse a associação.

Administrar sua própria companhia aérea de baixo custo tem sido uma aspiração da associação de táxi. Em 2011, a SANTACO tentou lançar sua própria transportadora low-cost, a Santaco Airlines. No entanto, o empreendimento nunca decolou. Outra tentativa em 2014 também não deu em nada.

Enquanto isso, a Mango segue sua jornada. Segundo o administrador judicial, ainda há chances de rever a empresa voando e há vários investidores interessados. No entanto, não existe um cronograma para que essa ideia se materialize.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Obras de modernização do novo Aeroporto Internacional de Belém para COP...

0
A previsão é que a entrega ocorra antes da realização da Conferência, que acontecerá em Belém, em novembro de 2025.