Tripulantes e passageiros vão presos após voo comercial pousar com 209 kg de drogas

Foto Ilustrativa – Andriy Gridyushko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A empresa aérea Pivot Airlines, do Canadá, está no meio de um grande problema. Sua única aeronave e tripulação foram detidos na República Dominicana, depois que a polícia encontrou 209 kg de cocaína escondidos a bordo. Uma declaração da autoridade antidrogas do país (DNCD) confirmou que havia apreendido 200 pacotes em oito sacolas escondidas em compartimentos do jato. 

A descoberta do entorpecente se deu depois que um trabalhador de manutenção, que fazia parte da tripulação, abriu uma pequena porta sob a fuselagem da aeronave para acessar o compartimento de aviônicos quando notou uma bolsa, disse a mídia canadense

Após denunciar à polícia, uma análise mais aprofundada vasculhou a aeronave do modelo CRJ100ER e encontrou as outras malas. A DNCD publicou um vídeo a respeito (abaixo, esperar pelo carregamento).

Onze pessoas, incluindo nove membros de tripulação, todos canadenses, estavam sendo interrogadas. A tripulação, os passageiros e o CRJ-100ER permanecem sob custódia do Ministério de Assuntos Internos do país enquanto as investigações continuam para estabelecer quem mais está implicado na tentativa de tráfico de drogas.

A Pivot Airlines está trabalhando na liberação de sua tripulação e está preocupada com sua segurança. “Eles não falam a língua, foram identificados como suspeitos de tráfico e temem por sua segurança. Estamos profundamente preocupados com a segurança e o tratamento ético e humano de nossa tripulação”, disse um porta-voz.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias