Trocando seis por meia dúzia, governo maltês encerra uma empresa aérea e passa a voar com outra

A tradicional Air Malta cessou as operações na noite de sábado e foi substituída pela KM Malta Airlines como a transportadora oficial de Malta a partir de domingo, 31 de Março, no início do calendário de voos de verão.

A KM Malta Airlines irá operar para 17 destinos europeus, incluindo voos de Londres-Heathrow e Gatwick para Malta, usando uma frota de oito Airbus A320neos anteriormente operados pela Air Malta.

O governo maltês anunciou planos para dissolver a Air Malta e substituí-la por uma nova transportadora em agosto de 2022, ao invés de violar as regras de auxílio estatal da UE ao continuar a subsidiar a transportadora deficitária.

A decisão sobre o encerramento da companhia aérea foi subsequentemente adiada, mas cortes substanciais em sua rede e uma redução nas frequências de voo foram anunciados em outubro de 2022.

Uma proposta para injetar 290 milhões de euros em auxílios estatais foi rejeitada pela Comissão Europeia em abril de 2023 e, em outubro, o governo confirmou planos de encerrar a Air Malta a partir de 30 de março deste ano, com uma nova transportadora, com financiamento renovado e sob um novo nome, para assumir no dia seguinte, operando uma rede metade do tamanho da Air Malta antes da pandemia.

Os assentos na KM Malta Airlines começaram a ser comercializados a partir de dezembro, e aos passageiros com reservas na Air Malta após 30 de março estão sendo oferecidos reembolsos.

O governo disse que buscará privatizar parcialmente a companhia aérea assim que ela se tornar lucrativa, mas pretende manter a maioria das ações. Enquanto isso, a frota da transportadora continuará a ostentar a marca e as cores da Air Malta.

A transportadora relançada enfrentará uma acirrada concorrência da Ryanair, easyJet e Wizz Air. A Ryanair é coproprietária, com o governo maltês, da subsidiária Malta Air; a Wizz opera de e para as Ilhas Maltesas como Wizz Air Malta.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias