Um dos dois últimos Lockheed Constellation C-121C do mundo pode nunca mais voar

Foto: DIAG

Em 5 de abril de 2023, o site suíço CH Aviation revelou que o DIAG Aviation GmbH, um grupo de investidores entusiastas alemães, está colocando à venda o antigo Lockheed Constellation C-121C de matrícula HB-RSC “Star of Switzerland” (msn 4175. Os adquiriram o icônico avião há três anos de seu proprietário anterior, a suíça “Super Constellation Flyers Association”.

Depois que o Super Connie foi aterrado em 2016, o SCFA tentou arrecadar dinheiro para os reparos necessários, mas infelizmente não conseguiu. Os investidores alemães previram uma restauração completa e a obtenção da aeronavegabilidade e, para esse fim, o avião foi cuidadosamente desmontado e transportado para Bremgarten, na Alemanha.

No entanto, o grupo DIAG Aviation tomou a decisão de encerrar o projeto, pondo fim à chance de ver um clássico e icônico avião nos céus da Europa novamente. O avião já está, inclusive, classificado num site de venda de aeronaves.

A aeronave de 1955 não voa desde 2016. O HB-RSC pode transportar até 36 passageiros, configurado como está. Além disso, é o penúltimo C-121C “voando” no mundo. O último é o VH-EAG (msn 4176), operado pela Historical Aircraft Restoration Society na Austrália. Importante lembrar que há outros exemplares em museus e em propriedades privadas ao redor do mundo, mas nenhum deles tem condições de voo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias