Um dos últimos aviões A320 ainda na pintura da TAM foi embora do país

No começo do mês, mais precisamente no dia 5 de outubro, voou para fora do Brasil o Airbus A320 de matrícula PT-MZZ (msn 1593), da frota da LATAM e um dos últimos aviões da companhia ainda com pintura da TAM Linhas Aéreas. Segundo dados da plataforma Radarbox, a aeronave deixou o país em 4 de outubro, tendo pousado em Tupelo, no Mississipi (EUA), no dia seguinte.

Com 20 anos de idade, o Airbus era um dos aviões mais antigos da operação brasileira do grupo Latam e teria sido retirado da frota em 13 de setembro, segundo dados da plataforma Planespotter. Ainda segundo o mesmo site, seu voo para Tupelo teria por objetivo o armazenamento da aeronave.

Apesar do voo para longe do Brasil, a matrícula ainda segue ativa no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), sem que haja um pedido de cancelamento. Além disso, em 5 de julho de 2022, a Latam Brasil assinou pela renovação do contrato de arrendamento do jato, que pertence à Platero Leasing LLC, com sede em Delaware, nos EUA.

Por fim, com a saída do PT-MZZ, provavelmente de maneira permanente, passa a haver apenas um Airbus A320 com pintura da TAM, o PT-MZY (msn 1628). Além dele, outros quatro Boeing 767-300 também têm pintura antiga – PT-MSO, MSW, MSX e MSZ.

Para estes, o destino deve ser a devolução próxima ou a conversão em cargueiros, no caso dos Boeing 767. Em outubro de 2021, a Latam havia informado ao mercado que concluíra a pintura de todas as suas aeronaves de corredor único (caso do A320) e os aviões que ainda tinham a pintura da TAM, à época, estavam marcados para devolução ao longo dos próximos meses.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias