Uma dúzia de aeronaves da United Airlines já contam com mensagens em Braille em seu interior

Boeing 777-200 da United Airlines

A United tornou-se a primeira operadora aérea dos EUA a adicionar mensagens em Braille no interior da cabine de suas aeronaves, ajudando milhões de passageiros com deficiência visual a navegar com mais facilidade na cabine de forma independente. De acordo com o Departamento de Transportes (DOT), cerca de 27 milhões de passageiros com deficiência viajaram de avião em 2019.

Hoje, a companhia aérea equipou cerca de uma dúzia de aeronaves com mensagens em Braille para identificar filas individuais e números de assentos, bem como nos banheiros. A empresa estima equipar toda a sua frota principal com sinalização em Braille até o final de 2026, informou o Aviacionline.

Além disso, a United está colaborando com a Nacional Federation of the Blind (NFB), o American Council of the Blind (ACB) e outros grupos de defesa da deficiência para explorar o uso de outros métodos atuais de navegação em todas as cabines, como cartas em relevo, números e sinalização. 

Aplaudimos a United por dar um passo importante para tornar seus aviões mais acessíveis aos passageiros cegos. A experiência de voo costuma ser frustrante por vários motivos, um dos quais é a quantidade de informações disponíveis exclusivamente por meio de placas, impressos e outros visuais indicadores”, afirmou Mark Riccobono, presidente do NFB.

Pelo oitavo ano consecutivo, a United foi nomeada o Melhor Lugar para Trabalhar em Inclusão de Deficientes e obteve a maior pontuação na ferramenta de benchmarking chamada de “Índice de Igualdade de Deficiência”, uma iniciativa conjunta da Associação Americana de Pessoas com Deficiência e Deficiência:IN, para reforçar os esforços para incluir pessoas com deficiências. 

“Agradecemos que a companhia aérea continue a explorar recursos adicionais de navegação a bordo, como letras grandes e indicadores táteis, e encorajamos todas as companhias aéreas a seguir o exemplo da United em tornar as viagens aéreas mais inclusivas para a comunidade cega e com baixa visão”, disse o diretor-executivo interino da ACB Dan Spoon. 

Como parte de seus esforços contínuos para desenvolver soluções acessíveis para clientes e funcionários:

– O aplicativo móvel da United foi redesenhado recentemente para ser mais fácil para os deficientes visuais e anuncia informações para melhor integração com as tecnologias de leitura de tela, como VoiceOver e TalkBack.

– Os monitores de entretenimento a bordo do assento da United fornecem uma ampla gama de recursos acessíveis, incluindo legendas ocultas, controles de conversão de texto em fala, ampliação, recursos de navegação por toque, filmes com descrição de áudio e texto ajustável de alto contraste e correção de cores.

– Os funcionários ajudam a criar um ambiente de trabalho onde todos possam aspirar a realizar todo o seu potencial por meio do Bridge, o grupo de recursos de negócios da United para pessoas de todos os níveis, e apoiam a dedicação da companhia aérea em ser parceira de passageiros com deficiências.

– O Special Olympics Service Ambassador Program, um programa de desenvolvimento da força de trabalho que oferece às operações aeroportuárias e às equipes de atendimento ao cliente um fórum colaborativo para ajudar os clientes, é possível graças à parceria de longa data da United com a Special Olympics e oferece oportunidades de trabalho para os atletas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias