Unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, Azul Cargo Express completa 14 anos de operações

Embraer 195

A Azul Linhas Aérea informa que sua unidade de logística, a Azul Cargo Express, completou, neste mês de agosto, 14 anos de operações. Segundo a empresa, durante esse período, ela revigorou o setor, trazendo mais inovação, segurança, tecnologia e agilidade nas entregas pelo modal aéreo.

No primeiro semestre de 2023, a companhia transportou 37 mil toneladas de carga nos mercados doméstico e internacional e entregou mais de seis milhões de pacotes. Atualmente, possui 32% de participação de mercado.

De acordo com Izabel Reis, que desde 2018 é diretora da Azul Cargo Express, o resultado faz parte de um trabalho coletivo que envolve bases espalhadas por todo o país e conta com o suporte da estrutura da Azul em planejamento estratégico, operações e vendas. A executiva diz o seguinte:

“Estamos orgulhosos do que alcançamos na Azul Cargo até hoje e estamos preparados para atender ao cenário pós-pandemia.

Quando as rotas comerciais tradicionais foram interrompidas, utilizamos toda a frota para o transporte de cargas, que cresceu com a demanda por insumos hospitalares e com o aumento do consumo online. Agora, readequamos a estratégia para as necessidades atuais do mercado, como agilidade no e-commerce, maior capilaridade da malha, ampliação de terminais e mais soluções digitais.

A flexibilidade, rapidez nas ações e a capacidade de adaptação são o que garantem nossa eficiência. A atenção e o cuidado com os Clientes é o que assegura a sustentabilidade do negócio. Nosso propósito é construir uma companhia voltada para o futuro”.

Avião Boeing 737-400F Azul Cargo Express
Boeing 737-400F

A estrutura da Azul Cargo é composta por 700 funcionários e 300 lojas, tendo alcançado o marco de atender 5.000 cidades no território nacional. Esse número representa aproximadamente 90% dos municípios do país e oferece cobertura equivalente a cerca de 96% da população.

Para atender todos esses municípios, a companhia faz uso da malha aérea da Azul, a maior malha do Brasil, e conta com uma robusta rede de parceiros. Isso permitiu democratizar o acesso para os brasileiros que vivem em regiões com infraestrutura rodoviária limitada, como as cidades do Norte. Hoje, a entrega de produtos nesses locais é realizada com agilidade, encurtando prazos, que poderiam chegar a mais de dez dias pela via terrestre, para menos de quatro.

Ampliação da frota e terminais de carga

Para garantir a alta performance e expansão, a Azul Cargo Express investiu na ampliação de sua frota e em novos terminais de carga.

Recentemente, anunciou a expansão dos terminais em Vitória, Campinas, no aeroporto de Viracopos, e São Paulo, no de Congonhas.

Em 2022, incorporou cinco aeronaves cargueiras Classe F (Embraer 195 de passageiros adaptado como cargueiro), certificadas para transportar cargas na cabine e que já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias