Avião cheio de israelenses precisa fazer pouso inesperado na Arábia Saudita; o que há nisso?

Airbus A320neo da Air Seychelles

Um voo da Air Seychelles com destino a Tel Aviv, em Israel, teve que realizar um pouso não-programado na Arábia Saudita devido a um problema técnico. A bordo estavam 128 israelenses e muitos ficaram surpresos com a reação dos sauditas já que, por décadas, o mundo árabe e Israel se mantiveram em hostilidade.

No mundo atual, vinte e oito países, incluindo o Irã, a Síria e a própria Arábia Saudita, ainda não reconheceram Israel como país. Correspondentemente, eles não mantêm relações diplomáticas. No entanto, após os acordos de paz com o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, agora também há uma aproximação com a Arábia, maior país em termos de área na região.

E isso é particularmente significativo. A Arábia Saudita é um estado-chave no Oriente Médio, já que é economicamente forte devido às reservas de petróleo e abriga as cidades mais sagradas do islamismo, Meca e Medina. O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou a normalização das relações com a Arábia Saudita como um dos principais objetivos de seu atual mandato.

Air Seychelles faz pouso não programado em Jeddah

A aproximação também impactou o tráfego aéreo. Em julho de 2020, a Arábia Saudita abriu seu espaço aéreo para sobrevoos de companhias aéreas israelenses. Isso beneficia especialmente a El Al, já que os voos para a Ásia se tornam muito mais curtos usando a rota pelo país.

Além disso, os dois países estão atualmente negociando voos diretos, inclusive para facilitar a peregrinação a Meca para os israelenses de origem árabe e muçulmanos.

O “degelo” também foi sentido em 28 de agosto por 128 israelenses a bordo do voo HM-22 da Air Seychelles, que teve que pousar em Jeddah durante o trajeto das Seychelles para Tel Aviv devido a um problema técnico no Airbus A320neo, registrado sob a matrícula S7-VEV. Segundo o aeroTELEGRAPH, o problema estava relacionado à parte elétrica da aeronave.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Jeddah é um aeroporto alternativo

Alguns passageiros estavam apreensivos quando souberam que o avião pousaria na Arábia Saudita. “Estávamos um pouco estressados, não sabíamos o que estava acontecendo“, disse Emmanuelle Arbel, uma das passageiras. “A recepção que tivemos dos sauditas foi muito surpreendente“, continuou ela. “Eles sorriram e nos receberam muito bem. Na verdade, não esperávamos por isso.”

Jeddah é designada como um aeroporto alternativo para rotas com destino a Israel, caso haja pousos não programados ou emergências. A Air Seychelles informou em um comunicado que os passageiros foram levados de Jeddah para Tel Aviv em uma aeronave substituta.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias