Vagas para Mestrado e Doutorado na Universidade da Força Aérea estão abertas; veja como se inscrever

Imagem: Força Aérea Brasileira

Nesta sexta-feira (11), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a Universidade Força Aérea (UNIFA) deu início ao período de inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), ambos na modalidade Profissional.

O programa disponibiliza até 13 vagas para Doutorado e até 24 vagas para Mestrado. Os interessados têm a oportunidade de se candidatar até o dia 03 de setembro.

De acordo com o edital, profissionais militares e civis que possuam diploma de graduação (para concorrer ao Mestrado) e de Mestrado (para concorrer ao Doutorado) em qualquer área de conhecimento podem participar do Processo Seletivo. Além disso, é necessário apresentar projetos de pesquisa nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Estudos de Defesa Nacional e Segurança Internacional, com foco no Poder Aeroespacial.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) tem como principal objetivo capacitar profissionais nas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER) e promover pesquisas que atendam às demandas da Instituição. Essas pesquisas devem contribuir para a resolução de questões complexas e estratégicas relacionadas ao Poder Aeroespacial, com ênfase na Segurança e na Defesa Nacional.

Para obter mais informações, os interessados podem acessar a página oficial do programa.

No período de 04 a 10 de setembro, a Comissão de Organização do Processo Seletivo para Aluno Regular do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) iniciará o processo seletivo para o Curso de Mestrado na modalidade Profissional. O início das atividades acadêmicas está previsto para 11 de março de 2024.

Nesse contexto, serão disponibilizadas 16 vagas para oficiais das Forças Armadas e servidores civis que exerçam cargos de nível superior ligados funcionalmente ao Ministério da Defesa, Comando da Marinha, Comando do Exército e Comando da Aeronáutica. Podem concorrer também aqueles que possuam diplomas de cursos de graduação das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas, bem como portadores de diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação em áreas relacionadas às Linhas de Atuação Técnico-Científica do PPGDHO.

É importante destacar que os candidatos devem atender aos requisitos da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e que seus projetos de pesquisa devem estar alinhados com os interesses do Comando da Aeronáutica, focados em um dos temas de pesquisa e produção técnica especificados e relacionados a um docente orientador.

Informações da Força Aérea Brasileira

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias