Veja as rotas que o avião da NASA fará a partir de hoje na missão na América do Sul

O Boeing 747SP da NASA – Imagem: Noel Jones / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Como estamos acompanhando ao longo dos últimos dias aqui no AEROIN, pela primeira vez na história o Boeing 747SP especialmente modificado da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) está na América do Sul.

Tendo chegado na sexta-feira, 18 de março, ao aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile, o Jumbo que leva dentro de sua fuselagem o SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy, ou Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha) fará 8 voos entre a noite deste domingo, 20 de março, e a terça-feira da semana que vem, dia 29.

O projeto é uma parceria entre a NASA e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), em que o avião foi fornecido pelos americanos e fica baseado na Califórnia, enquanto os alemães forneceram o telescópio e são responsáveis pela manutenção do avião e dos sistemas especiais instalados.

Voando acima da parte mais densa e poluída da atmosfera, o avião permite que o laboratório e telescópio instalados em seu interior captem sinais infravermelhos vindos de longínquas regiões do universo, que não são possíveis de se obter a partir do solo.

Esta vinda pela primeira vez à América do Sul será para observar objetos celestes que só podem ser vistos das latitudes do Hemisfério Sul. O SOFIA observará principalmente as Grandes e Pequenas Nuvens de Magalhães, que são as duas galáxias vizinhas mais próximas da nossa Via Láctea. Ambas estão gravitacionalmente ligadas à Via Láctea e eventualmente se fundirão com nossa galáxia em vários bilhões de anos.

E para que esses e outros objetos sejam captados, a cada voo o Boeing 747SP de matrícula N747NA fará trajetórias diferentes, especificamente planejadas para permitir que o telescópio seja apontado para os pontos de interesse dos pesquisadores.

A seguir, deixamos a você leitor a tela de rastreamento online de voos, na qual o Jumbo aparecerá apenas quando estiver em voo. Abaixo dela, deixamos as rotas e os detalhes dos 8 voos que serão feitos nos próximos dias, na missão chamada OC9M.

Em todos os voos, as missões de captação de sinais começam no intervalo das 21h00 às 00h00 e terminam no intervalo das 04h00 às 06h00 (horários locais do Chile). Hoje, por exemplo, o DLR informa que a decolagem será às 21h34 e o início da captação está programado para 22h16.

Tela de rastreamento dos voos:

Planejamento dos 8 voos:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias