Imagens mostram a inédita passagem por Belém (PA) do grande avião A400M da Força Aérea da Alemanha

O A400M da Luftwaffe aproximando para pouso em Belém – Imagem: Caio Finotelo

Na tarde de ontem, 13 de fevereiro, o Aeroporto Internacional Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro, de Belém, no Pará, recebeu a inédita visita de um grande avião militar Airbus A400M da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã.

Como informado pelo AEROIN, a operação se tratou apenas de uma parada para reabastecimento durante um deslocamento da aeronave desde a Alemanha até Lima, no Peru.

A chegada do grande quadrimotor turboélice à capital do Pará ocorreu às 13h40, e às 16h45 o avião já corria pela pista do Val-de-Cans para continuar sua missão até o país vizinho.

O pouso do A400M da Luftwaffe em Belém – Imagem: Caio Finotelo

O A400M da Luftwaffe no pátio em Belém – Imagem: Caio Finotelo

Imagem: Caio Finotelo

Além das fotos cima que ilustram esta matéria, disponibilizadas ao AEROIN por Caio Finotelo e publicadas por Osmarino Souza em seu Instagram, o vídeo a seguir, publicado por César Cardoso no YouTube, mostra o momento da decolagem do equipamento em Belém na tarde de ontem:

O Airbus A400M Atlas é uma aeronave de transporte militar projetada para transporte tático, com capacidades estratégicas para substituir aeronaves de transporte mais antigas, como o Transall C-160 e o Lockheed C-130 Hércules.

Com tamanho entre o C-130 e o Boeing C-17 Globemaster III, o A400M pode transportar cargas mais pesadas que o C-130 e pode usar pistas de pouso irregulares, além de realizar reabastecimento aéreo e evacuação aeromédica quando equipado com equipamento apropriado.

Suas dimensões são de 45,1 metros de comprimento, 42,4 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 14,7 metros de altura (até a ponta da cauda). Impulsionado pelo motor TP400-D6 – o turboélice mais potente do Ocidente a entrar em uso operacional -, pode decolar com até 37 toneladas de carga útil.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias