Início Empresas Aéreas

Venezuelana Transcarga aposenta o Airbus A300 para a chegada de novos aviões

A última operadora na América do Sul do clássico Airbus A300 fez hoje sua despedida do modelo, na Venezuela.

Divulgação – Transcarga

A empresa estatal venezuelana Transcarga operava com dois jatos Airbus A300, fabricados em 1983 e entregues para a americana Eastern Airlines, que foram convertidos em cargueiros na virada do milênio e chegaram na Transcarga em 2014.

Ultimamente, eram os únicos aviões ativos na empresa, até hoje, quando a sua aposentadoria foi formalizada com uma cerimônia no Aeroporto Simón Bolívar, em Caracas.

Em um passado recente, os jatos foram vistos em operações para aeroportos brasileiros, como em Campinas/Viracopos, Guarulhos e Manaus.

A Transcarga informou que as aeronaves serão substituídas por trijatos McDonnell Douglas MD-10 que eram da FedEx, mas não especificou quando os aviões irão chegar na companhia, que provavelmente terá sua operação paralisada até a troca de aeronaves ser concluída.

Com a aposentadoria de hoje, a AeroUnion, do México, será a única operadora do A300 na América Latina. No Brasil, o modelo já foi operado pela Cruzeiro, VASP e VARIG.

Com o MD-10, a Transcarga será a terceira operadora do modelo no mundo, junto apenas da vizinha TAB da Bolívia e a americana Orbis, que utiliza seu MD-10F como hospital voador.