Versão de passageiros do avião Ilyushin IL-96-400 poderá ser lançada em breve

IL-96-400M cargueiro em sua 1º decolagem | Foto: TASS

O jato de longo alcance russo Il-96-400, atualmente o maior avião fabricado na Rússia, pode eventualmente ter uma versão de passageiros. Hoje, o modelo transporta apenas carga.

Em março uma decisão será tomada sobre sua remotorização e o destino futuro do projeto ficará claro, anunciou em uma entrevista à agência de notícias RIA Novosti o vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov.

Mas antes disso, devemos escolher uma solução ótima para a potência do motor. Atualmente, os engenheiros e fabricantes de motores estão trabalhando nisso, e após a definição final do demonstrador em março, ficará claro em qual direção precisamos seguir. O motor deve ser adequado tanto para uma aeronave cargueira, com capacidade de carga de 100 toneladas, quanto para um avião de passageiros de fuselagem larga e de longo alcance“, disse ele, respondendo a uma pergunta sobre o possível uso do Il-96-400M para transporte de passageiros.

Em novembro, essa aeronave que é a versão alongada e modernizada do Ilyushin IL-96-300 já em serviço, realizou seu primeiro voo.

“Isso significa que o avião IL-96 está recebendo uma segunda vida. Com uma nova aparência com a fuselagem ampliada, aviônicos modernizados e vários outros componentes, incluindo o motor PS-90 com potência adicional, que pode ser usado principalmente para transporte de carga, o que agora interessa ao mercado. Seria mais perspicaz e competitivo instalar dois motores em vez dos atuais quatro, ou seja, um em cada asa”, explicou Manturov, não descartando uma versão bimotor do avião no futuro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias