Vizinha da Rússia, Finlândia nega envio de caças F-18 para a Ucrânia

Apesar do grande apoio e recém-entrada na OTAN, a Finlândia hesita em enviar caças para a Força Aérea da Ucrânia, e diz ter um bom motivo para isso.

Foto por VDW – DepositPhotos

Equipada hoje com caças Boeing F-18 Hornet, a Força Aérea Finlandesa é a mais nova integrante da OTAN, já que o país se juntou à aliança do Atlântico Norte exatamente por causa da Rússia, sua vizinha com maior limite de fronteira.

E neste contexto, está em visita à Finlândia o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que agradeceu pelo envio de tanques Leopard 2 para o seu país, mas reforçou a necessidade de envio de caças, que tem sido negado pelos países ocidentais.

O Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, comentou o assunto e afirmou que “devido à nossa localização geográfica de fronteira com a Rússia, não podemos dispensar jatos antes da entrega dos novos, prevista para 2025”, falando em referência aos caças F-35 de 5ª geração encomendados pelos EUA, segundo reporta a Al Arabyia News.

Já Zelensky disse que a Ucrânia terá que se provar primeiro para depois receber os caças, o que ele espera acontecer em breve, e disse saber que existem aviões disponíveis para a doação.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias