
Uma aeronave do modelo Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas teve a escorregadeira de emergência acionada inadvertidamente enquanto estava estacionada no pátio do aeroporto de Ilhéus, no litoral da Bahia, neste domingo (29). Isso fez com que a programação do avião ficasse afetada e o voo AD-2779, com destino ao Rio de Janeiro (Santos Dumont) fosse cancelado.
Na manhã de domingo, a mesma aeronave, de matrícula PR-YRK, havia feito o voo AD-2766, do Rio para Ilhéus, onde pousou às 9h40, cerca de 30 minutos atrasado em relação ao horário original. A partida da volta deveria ocorrer às 10h30, mas o incidente de solo impediu que isso acontecesse.
Nas horas seguintes, o jato passou pela manutenção e foi liberado apenas no início da tarde, quando foi programado para assumir o voo AD-9355 rumo a Campinas, com passageiros. Os passageiros do voo ao Rio seriam acomodados em outros serviços, segundo fontes no aeroporto.
Apesar de ser um incidente de simples resolução e que ocorre com alguma frequência ao redor do mundo, geralmente devido a equívocos de tripulantes ou a problemas com a ativação/desativação do sistema, tal cenário causa transtornos para a empresa, como ocorreu com a Azul, que precisou cancelar um voo.