Voo festivo da Latam até Fortaleza tem dezenas de influencers sem máscara facial

A Latam Airlines e a influenciadora digital Gessica Kayane, conhecida GKAY, se juntaram numa ação de marketing na segunda-feira, 5 de dezembro, que levou mais de 200 influenciadores de São Paulo (Guarulhos) para Fortaleza em um voo fretado e festivo, com direito a DJ, espumante e celebração a bordo.

Em meio ao clima de festa e celebração, imagens feitas a bordo do Airbus A321 da Latam e publicadas em redes sociais (ver ao longo desta matéria), mostram que uma grande parte do grupo falhou com o cumprimento do requisito de uso da máscara facial, resultando em não-conformidade com a decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos vídeos, é possível ver o grupo em vários momentos, desde as interações com fãs no aeroporto, a entrada no avião e em celebrações durante o voo. Em todas essas situações, muitos não usam a máscara, embora outra parte estivesse mais alinhada com a determinação legal e com o compromisso de dar o melhor exemplo aos seus seguidores.

A Anvisa não deixa claro se há multa quanto ao não uso da máscara, mas o incidente geralmente, resulta na retirada do passageiro infrator e até em desvio de voo, como já ocorreu no Brasil em ocasiões anteriores. No voo da Latam, porém, não houve uma ação nesse sentido.

Nota da LATAM

A LATAM informou que, no embarque da aeronave, comunicou a todos os passageiros que utilizassem a máscara em todos os momentos do voo, exceto durante o serviço de bordo, conforme determina a Anvisa. A orientação nas áreas do aeroporto é de responsabilidade do administrador aeroportuário.

A volta da regra

No final de novembro, a agência voltou a tornar obrigatório o uso da cobertura sobre nariz e boca, diante do expressivo aumento de casos da Covid-19 nas últimas semanas. A regra se aplica mesmo no caso dos passageiros estarem vacinados e terem testado negativo para o coronavírus e a máscara deve permanecer no rosco durante o trânsito no aeroporto, embarque, voo e desembarque.

A exceção ao uso se dá no momento das refeições e hidratação, quando os passageiros podem remover a cobertura para comer, recolocando-a em seguida. Neste momento, cada um deve permanecer em seu assento, evitando contatos que poderiam contribuir na disseminação da doença.

A obrigação do uso de máscaras será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de 3 anos.

Por fim, a norma aprovada prevê que, nos veículos de deslocamento para embarque ou desembarque em área remota, viajantes e motoristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.

Veja abaixo vários vídeos do clima ao longo da viagem, mostrando a celebração dos viajantes com e sem máscara (espera carregar).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias