Voo israelense não pousa em Dubai por causa da chuva, desvia para Abu Dhabi, mas ninguém desce do avião

Um avião israelense que dirigia-se ao Dubai foi desviado para Abu Dhabi durante as tempestades dos últimos dias, mas os funcionários alegadamente recusaram-se a deixar os passageiros saírem do avião.

Em vez de permitir que os passageiros desembarcassem em Abu Dhabi, as autoridades locais teriam impedido qualquer pessoa de sair do avião, e os passageiros acabaram num voo de nove horas para nenhum lugar, terminando exatamente onde começaram em Tel Aviv.

O voo El Al LY-971 partiu em Tel Aviv às 5h40 da manhã de quarta-feira para o que deveria ter sido um voo rotineiro de menos de três horas para Dubai. No entanto, quando decolou, o Dubai ainda estava a ser assolado por fortes chuvas e operações no Terminal 1, onde o voo deveria aterrar, tinha sido suspenso.

O Boeing 777-200 sobrevoou Dubai antes de ser desviado para Abu Dhabi, no emirado vizinho, que está a cerca de uma hora de viagem do Dubai (de carro).

Após pousar, a aeronave permaneceu no solo em Abu Dhabi durante cerca de três horas, de acordo com os dados fornecidos por plataformas de rastreamento de voos, mas os passageiros não foram autorizados a sair do avião durante esse período.

Com as operações no terminal 1 do Aeroporto Internacional de Dubai a permanecerem suspensas durante este tempo, haveria a possibilidade de os passageiros poderem desembarcar em Abu Dhabi e fazer o seu caminho para Dubai através de transporte terrestre, mas isso não aconteceu.

Vários relatos da mídia internacional sugerem, no entanto, que as autoridades locais negaram aos passageiros autorização para desembarcarem, pelo que o avião foi obrigado a regressar a Tel Aviv com todos os que ainda se encontram a bordo.

Como resultado, o Boeing 777 retornou a Israel com exatamente o mesmo número de voo, como se tivesse apenas feito um retorno ainda no céu. O motivo para a recusa no desembarque não foi totalmente esclarecido, com algumas fontes

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias