Voos de carga entre Santa Fé e o Brasil são retomados após 20 anos

Foto: Governo de Santa Fé

As operações de comércio exterior entre o aeroporto de Sauce Viejo, na província de Santa Fé, e o Brasil, voltaram após 20 anos de inatividade, informou o site argentino Grupo Provincia. Não há, no entanto, voos cargueiros diretos na rota, mas as conexões são feitas a partir de Buenos Aires, com as cargas embarcadas nos porões das aeronaves de passageiros.

A retomada dos processos aduaneiros para mercadorias vindas do Brasil deixa o desembaraço mais rápido e permite que a parte burocrática possa ser realizada localmente, sem precisar de suporte de outros aeroportos argentinos. Essa conquista teria sido uma articulação entre o governo provincial, uma empresa de transporte aéreo, os Serviços Portuários (Depósito Fiscal do Porto de Santa Fé) e a Câmara de Comércio Exterior.

A presidente do Aeroporto Metropolitano de Sauce Viejo, Silvana Serniotti, destacou “o importante trabalho conjunto que foi realizado com os diferentes atores do setor público e privado, que permitiu gerar as condições necessárias para levar a cabo este propósito, conseguindo depois de muitos anos a oferecer do nosso aeroporto esta ferramenta ”.

A primeira carga de São Paulo chegou na segunda-feira (3) à cidade de Santa Fé com embarque da importadora Cinter, que atua no mercado de produtos industrializados.

O Governo de Santa Fé sublinhou que com a volta dos voos cargueiros “é possível construir pontes diretas com os mercados mais competitivos do mundo, agilizando as operações aduaneiras, e permitindo aos clientes fazerem a alfândega de origem ou destino no entreposto fiscal. Serviços Portos, do Porto de Santa Fe”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias