Voos foram afetados e cancelados hoje no Brasil devido a problemas de sinal de GPS em várias aeronaves

Avião Turboélice ATR 72-600
ATR 72 – Imagem: Laurent ERRERA / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Diversos voos foram cancelados na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro, devido a problemas enfrentados por aeronaves relacionados ao sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês).

A Azul Linhas Aéreas informou ao AEROIN que as instabilidades de GPS geraram cancelamentos de 37 de seus voos, com impactos a cerca de 2 mil clientes até o início desta tarde.

Às 09h35 da manhã, por exemplo, foi possível ver os pilotos de um ATR 72-600 da companhia abortando uma decolagem no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e informando ao controlador de tráfego aéreo que o motivo foi falha de GPS.

O momento acima citado pode ser visto novamente no vídeo a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube:

Há suposições de que as oscilações do sinal têm relação com consequências do conflito em Israel, porém, ainda não há informações oficiais confirmando essa relação.

No caso da Azul, informações de pessoas envolvidas com as operações indicam que foi afetada parte das aeronaves dos modelos ATR 72-600 e Embraer 195-E2.

O AEROIN solicitou posicionamentos das três maiores companhias aéreas do Brasil, Azul, GOL e LATAM Brasil. A GOL e a LATAM informaram que suas frotas não foram afetadas e a Azul forneceu a nota apresentada a seguir:

“A Azul informa que, na manhã desta segunda-feira, o sistema de posicionamento global (GPS) sofreu instabilidades momentâneas, impactando a navegação aérea no mundo. Esse evento, alheio à Azul e às autoridades brasileiras, gerou o cancelamento de 37 voos e impactou aproximadamente dois mil Clientes até o momento.

A Azul destaca que os demais voos da companhia operam normalmente e que os Clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos ou em voos extras.

A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Várias instalações do aeroporto Eppley Airfield, de Omaha, nos Estados Unidos, sofreram danos significativos quando...