ZAB comemora a certificação de seus aeroportos no Brasil por iniciativas para reduzir emissões

Imagem: Zurich Airport Brasil

Como visto na última terça-feira, 25 de outubro, três aeroportos brasileiros passaram a ser os mais novos integrantes da lista dos que estão implantando medidas de redução de emissões de carbono.

Agora, a Zurich Airport Brasil (ZAB), administradora dos três terminais, comenta sobre a acreditação conquistada, um importante reconhecimento internacional que atesta seu compromisso com a sustentabilidade.

Os aeroportos de Vitória, Florianópolis e Macaé foram certificados pela ACA (Airport Carbon Accreditation), um programa da ACI (Airports Council International), por consolidar o mapeamento de suas emissões de carbono.

Os três aeroportos administrados pela concessionária receberam o selo Mapping, um dos níveis do único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos no mundo.

“A certificação comprova nosso avanço em sustentabilidade, um dos pilares da empresa. Também nos impulsiona a seguir na trilha de ações planejadas a fim de alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso global com a agenda climática”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Segundo a ZAB, a certificação pela ACA coroa o inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da empresa, premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México. Equipes e tecnologias dedicadas à gestão das emissões interpretam indicadores de forma sistematizada e rastreável, de maneira a criar soluções para diminuir o impacto ambiental.

O diretor geral da ACI-LAC, Rafael Echevarne, celebrou a conquista do grupo suíço: “À medida que a aviação na América Latina e no Caribe cresce, é essencial que os aeroportos se comprometam com a descarbonização da aviação, em linha com o compromisso da indústria de atingir zero emissões até 2050. O programa ACA já provou ser uma ferramenta eficaz para ajudar os aeroportos de todo o mundo nesta jornada, e é um prazer ter a Zurich Airport Brasil a bordo.”

Com o reconhecimento internacional, os aeroportos administrados pela ZAB estão aptos para desenvolver programas alinhados com a meta ambiciosa, mas necessária, de atingir o Net Zero até 2050, ou seja, zerar o saldo líquido de emissões de gases do efeito estufa até a metade do século.

Informações da Zurich Airport Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias