Zelensky usou avião oficial francês para voar à Arábia Saudita e ao G7; entenda o motivo

No sábado 20 de maio, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à cúpula do G7, no Japão, a bordo de um avião tricolor, com o “carimbo” da República Francesa na fuselagem. Antes disso, o ucraniano já havia realizado uma parada na Arábia Saudita, onde esteve na reunião da Liga Árabe, usando a mesma aeronave.

O avião, um Airbus A330-243 pertencente ao Comando de Transporte Aéreo Militar (COTAM) da Aeronáutica Francesa, foi colocado à disposição do chefe de estado ucraniano como prova de confiança entre os dois países. A notícia foi confirmada por uma fonte Elysian, que disse ao Europe 1 que a iniciativa nasceu após visita de Zelensky a Paris na semana passada.

A escolha do avião francês não se limita, no entanto, ao desejo de materializar o apoio a Kiev. O jato oferece imunidade ao seu passageiro, já que é difícil imaginar uma potência estrangeira abatendo a aeronave oficial de uma nação dotada de armas nucleares e membro da OTAN.

O avião saiu de Villacoublay, na França, e fez uma escala na Polônia antes de começar a viagem do presidente ucraniano. Uma conta no Twitter especializada em monitorar a aviação oficial da República Francesa também acompanhou a movimentação do veículo, fornecendo algumas informações adicionais de passagem.

Esta não é a primeira vez que o presidente ucraniano viaja sob proteção francesa. No domingo, 14 de maio, ele voou a partir da Alemanha no Falcon 7X, normalmente destinado às viagens do Presidente da República.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias