Zerado o imposto de importação para certos equipamentos de serviços de assistência em solo na aviação

Rebocador elétrico – Imagem: Real Aviation

A Associação das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata) informou nesta sexta-feira, 19 de maio, que uma parceria firmada no ano passado, entre a Associação e a Timbro Trading, agora permite que as Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ESATAs) consigam uma relevante redução de impostos.

No acordo, três tipos de equipamentos de ground handling (serviços auxiliares em solo aeroportuário) movidos por motor elétrico ganham uma redução para zero no imposto de importação (ex-tarifário), que até agora era de 11,2%.

Outros modelos de push back e loader também devem entrar em breve na lista de produtos com redução de impostos no contexto ex-tarifário.

Segundo a Abesata, a redução vem somar benefícios e estimular investimentos em equipamentos de aeroportos, que já possuem isenção de IPI, tais como determinados modelos de esteiras de carregamento de bagagem e carga para aeronaves, veículos rebocadores/push back de aeronaves e tratores para movimentação de carga e bagagem.

O benefício começou a valer nesta sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, e tem duração de 2 anos.

Alguns operadores de aeródromos devem se adaptar para propiciarem sistema adequado para carregamento das baterias dos equipamentos elétricos de ground handling.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias