Início Experiências de voo

Surinam Airways, uma experiência de voo diferente.

Surinamcapa

Márcio Rebello Ferreira voou num voo não muito comum aos brasileiros. Ele foi ao Suriname com escala na Guiana Frances e conta para nós como é o serviço da Surinam Airways. Confira.

 

Apresentaremos a seguir a experiência em voo internacional, percorrendo com a Surinam Airways o trecho de Belém a Paramaribo (Suriname), com escala em Caiena (Guiana Francesa), tanto na ida quanto na volta.

Os voos realizados por mim foram os PY9918 (voo de ida) e PY9917 (de volta), a bordo das aeronaves PZ-TCO e PZ-TCN, respectivamente; ambas do modelo Boeing 737-300, configuradas para 8 passageiros na classe executiva e 118 na econômica.

 

Ida para o Suriname

Não é necessário visto para entrar no Suriname, apenas passaporte. Realizei a reserva através de uma agência de viagens, haja visto que não é possível comprar diretamente no site da Surinam Airways, para vôos que se iniciam em Belém. O valor foi pago a vista pois também não é possível parcelar.

Os check-ins, tanto em Belém, quanto em Paramaribo, foram tranquilos e não havia fila, pois cheguei 3 horas antes, conforme recomendação da companhia. Vale lembrar que a Surinam Airways exige que se faça a reconfirmação do voo, através do site dela, pelo menos 48 horas antes da viagem.

Como os voos não estavam cheios, o processo de embarque nos dois aeroportos foi rápido.
Os voos saíram sem atraso e a escala em Caiena durou 1 hora na ida e apenas 30 minutos na volta.

Um detalhe que vale salientar é que o aeroporto de Paramaribo fica distante cerca de 45 km do centro (o deslocamento leva cerca de 1 hora) e, por ter poucos voos, costuma ficar deserto fora do horário deles.

 

Chegada

Ao chegar em Paramaribo, a maioria dos passageiros seguiu em conexão para outras cidades, de modo que a passagem pela imigração e retirada das bagagens foram rápidas.
O desembarque em Belém também foi tranquilo.

Os dois aeroportos possuem free-shop. O de Belém é operado pela empresa espanhola Aldeasa, e tem como carro-chefe bebidas e perfumes. No de Paramaribo, a maioria das lojas estavam fechadas e as que estavam abertas também tinham bebidas e perfumes como seu principal atrativo.

 

Serviço a bordo

Conforme já relatado, os voos foram realizados em aviões 737-300. A viagem foi realizada na classe econômica e o espaço para as pernas era bom, porém as poltronas apresentavam um pouco de desgaste, mas normal para a idade do avião.

Os avisos eram falados em inglês, exceto o trecho Paramaribo-Caiena em que houve avisos em holandês também.

O trecho de Belém-Caiena durou 1 hora e 20 minutos e foi servido um sanduíche quente de queijo, acompanhado de bedidas (água, refrigerante, suco). Já no trecho Caiena-Belém, foi servido um sanduíche quente de frango desfiado acompanhando novamente de bebidas.

Nos trechos Caiena-Paramaribo-Caiena, não foi servido nada, em razão dos vôos durarem apenas 40 minutos.

O avião não possui entretenimento, apenas uma revista de bordo com reportagens em inglês e em holandês.

 

Na minha opinião…

Os voos foram bem tranquilos, sem nenhum tipo de ocorrência, inclusive o da volta chegou adiantado em cerca de 30 minutos. Apesar do serviço de bordo simples e a falta de entretenimento, essa é de longe a forma mais rápida de se chegar a Paramaribo, pois mesmo com a escala em Caiena a viagem dura cerca de 3 horas.

routemap