A grande aeronave anfíbia chinesa AG600M foi submetida a testes de voo em clima de frio extremo

Imagem: Divulgação

A grande aeronave AG600M, desenvolvida na China, um modelo de combate a incêndios pertencente à família de aeronaves anfíbias AG600, completou seus testes de voo em clima frio, de acordo com a Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC).

Dois grandes aviões anfíbios AG600M completaram suas missões de teste de voo em clima frio em um aeroporto no distrito de Hailar, em Hulunbuir, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China, informou a principal fabricante de aeronaves da China.

Com duração de cerca de duas semanas, essa rodada de ensaios de voo foi realizada em ambiente frio, com temperaturas variando de 20ºC negativos a 40ºC negativos, o que apresentou um cenário desafiador para avaliar o desempenho da aeronave diante de condições de baixas temperaturas, geadas e congelamento.

Os testes de voo em clima frio verificaram as funções e o desempenho dos principais sistemas da aeronave AG600M, como potência, combustível, controle de voo e aviônicos, disse o desenvolvedor, acrescentando que os testes também avaliaram a capacidade de manutenção da aeronave em baixas temperaturas.

Para realizar os testes de voo em clima frio na Mongólia Interior, os dois aviões AG600M realizaram, no final de janeiro, voos de translado, viajando cerca de 2.000 km em seis horas desde a província de Shaanxi até o aeroporto de Hailar.

Esta viagem foi a missão de voo de translado mais longa já realizada por estes dois aviões, e também apresentou-lhes o ambiente de rota mais complicado que tinham enfrentado até então.

Os testes de voo em clima frio são um passo crucial para garantir a certificação de aeronavegabilidade, bem como para aprender mais sobre a futura operação e manutenção da aeronave AG600M em ambientes de baixa temperatura.

Imagem: Divulgação

A aeronave de combate a incêndios AG600M entrou de forma abrangente na fase chave de verificação de conformidade de aeronavegabilidade e espera-se a obtenção do certificado de tipo antes do final de 2024, acrescentou a AVIC.

A família de aeronaves AG600, feita de forma independente pela China, está sendo desenvolvida como equipamento aeronáutico avançado vital para fortalecer as capacidades de resgate de emergência do país. Essas aeronaves são adaptadas para realizar missões de resgate, como combate a incêndios e busca e salvamento marítimo, em todos os tipos de terreno do país.

A aeronave anfíbia da série AG600 apresenta uma configuração única que consiste em uma parte superior do corpo integrada em formato de aeronave e uma parte inferior em formato de fundo de navio.

O AG600M especializado em combate a incêndios tem um peso máximo de decolagem de 60 toneladas e uma capacidade máxima de lançamento de água de até 12 toneladas.

Informações da AVIC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias