Início Variedades

Acompanhe voos em tempo real no iPhone, sem instalar nenhum aplicativo

Rastrear voos em tempo real se tornou um hobby para muitas pessoas, principalmente na pandemia, e agora está mais fácil do que nunca fazer isso nos celulares iPhone.

O rastreamento de voos é possível a partir de receptores e antenas instaladas em solo, em sua grande maioria nas casas de pessoas comuns, que recebem o sinal emitido por transponders modernos das aeronaves e os compartilham, formando uma rede que cobre boa parte do mundo e agrega a maioria dos voos comerciais.

Entretanto, para acompanhar os voos sempre foi necessário acessar uma página na internet ou aplicativo, sendo as mais populares o FlightRadar24, Radarbox e FlightAware. Mas agora já está disponível para usuários de iPhone um método simples, que apesar de não ser muito detalhado, mostra onde o avião está no momento.

Para localizar um voo, basta arrastar a tela inicial para a direita, ir até o campo de busca na parte superior e digitar o número do voo, seja no formato de código (na demonstração acima “LX” – o código da Swiss – e “93” – o número do voo) ou digitar o nome da empresa e o número do voo, como Azul 4320.

A pesquisa irá retornar uma opção mostrando um símbolo de aeronave, falando de onde e para onde o voo está indo, horário de partida e chegada, e o status. Se estiver em verde escrito “Em Rota”, é possível rastrear.

Ao clicar neste primeiro resultado, é aberta uma nova página, mostrando onde o voo está e outras informações, como se o voo está adiantado ou atrasado, a duração, terminal de saída e chegada, e até a esteira para retirada de bagagens.

Infelizmente o mapa não é interativo, sem possibilidade de dar zoom, mas, se sair da página e voltar, ele já vem atualizado. A precisão é relativamente boa. Na foto de tela tirada abaixo do RadarBox, no mesmo momento da acima no celular, se nota o voo da Swiss sobrevoando Minas Gerais, no mesmo lugar mostrado no iPhone.

A função é muito útil para acompanhar voos de parentes ou ver se algum voo está atrasado, e não é necessário ter nenhum aplicativo instalado para usar a busca. A função está disponível no iOS 14.8 ou superior.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A