Acordo de cooperação para certificação de eVTOL é firmado pela ANAC e FAA em São Paulo

Imagem: Eve Air Mobility

Na última terça-feira, durante a reunião do Certification Management Team (CMT) 2023 em São Paulo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Federal Aviation Administration (FAA) formalizaram uma parceria promissora para a certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs). Esse marco representa um passo significativo na evolução do transporte aéreo e sinaliza o empenho das autoridades de aviação em moldar o futuro da mobilidade urbana.

A crescente expectativa em torno dos eVTOLs como uma solução viável para o transporte aéreo em pequenas e médias distâncias tem impulsionado a ANAC a liderar esforços na regulamentação e certificação desses veículos inovadores. O acordo estabelecido com a FAA formaliza o compromisso mútuo em trabalhar em conjunto, compartilhando experiências e conhecimentos para viabilizar a certificação dos eVTOLs de forma colaborativa.

Popularmente conhecidos como “carros voadores”, os eVTOLs têm o potencial de revolucionar a forma como nos deslocamos nas cidades, oferecendo maior integração com os centros urbanos, redução significativa do nível de ruído e alinhamento com práticas sustentáveis ao prometerem emissão zero de poluentes.

Um projeto pioneiro que tem chamado a atenção é o EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana criada pela Embraer, que está sob os cuidados da ANAC para obtenção da certificação desde o ano passado. Esse projeto representa um marco na inovação da indústria aeroespacial nacional e promete colocar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento e implementação dos eVTOLs.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias