Administração do Aeroporto de Caxias do Sul (RS) passa oficialmente do estado para o município

Aeroporto Hugo Cantergiani – Imagem: Google Earth

Após três décadas de espera, na manhã desta sexta-feira (28/04), o Aeroporto Hugo Cantergiani passou a ser administrado totalmente por Caxias do Sul. No mezanino do aeroporto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito Adiló Didomenico assinaram a transferência da outorga do Estado para Caxias. A outorga atesta quem é o responsável por um aeroporto.

De acordo com o serviço de imprensa da prefeitura, no modelo anterior de administração, município tinha uma despesa de cerca de R$ 1 milhão por ano para auxiliar nas operações do Hugo Canterigiani. No entanto, a receita das atividades, estimada em cerca de R$ 4 milhões, ficava integralmente com o Palácio Piratini. Por conta disso, o município solicitou ao então governador Ranolfo Vieira Júnior a outorga para Caxias, em julho de 2022.

No mês seguinte, veio o retorno positivo do governo do Estado. A partir daí o município iniciou o processo de solicitação junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), hoje ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, que é quem concede efetivamente a outorga. Em março desse ano o governo federal aprovou a transferência.

Governador, o senhor não tem ideia da importância desse ato de hoje. A transferência do aeroporto para o município é uma demanda de mais de 30 anos e foi no seu governo que encontramos eco para avançar. Isso vai nos dar muita autonomia. Já iniciamos, na última semana, reuniões com as empresas aéreas que operam aqui. Nosso objetivo é o mesmo: melhorar os serviços prestados para a população”, atestou o prefeito.

Com a gestão integral pelo município, a receita do aeroporto também passa a ficar em Caxias do Sul e poderá ser reinvestida em obras e reparos necessários na pista, por exemplo.

O governador ainda ponderou que o processo de mudança da operação para o novo aeroporto em Vila Oliva, quando concluído, será facilitado com a gestão em Caxias.

A outorga vai facilitar inclusive o processo de transferência da operação aeroportuária para o novo aeroporto de Vila Oliva. A aviação regional é estratégica para o nosso estado. Aproximar locais com menos conexões é fundamental para o desenvolvimento econômico. Também quero reiterar aqui que o governo do estado está determinado em entrar forte em investimentos nos acessos ao Aeroporto de Vila Oliva”, assegurou.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade, que hoje já é responsável pela operacionalização, encaminha a mudança de gestão.

Temos agora questões legais da operação para conduzir. Por exemplo, estamos recebendo do governo do Estado os contratos em andamento. O Estado se comprometeu a cumprir os prazos e depois serão transferidos ao município”, explicou o secretário da pasta, Alfonso Willenbring Júnior.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

ICAO e Angola lançam iniciativa para desenvolver a próxima geração de...

0
A estratégia NGAP será projetada para atender às necessidades de força de trabalho da indústria de aviação de Angola nos próximos 15 anos, por