As empresas aéreas brasileiras registraram melhora em todos os índices medidos pela plataforma Consumidor.gov, no 2º trimestre deste ano em comparação com igual período de 2022, divulgou hoje (29) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É o terceiro trimestre consecutivo de bom desempenho em todos os indicadores da plataforma, após o 4º trimestre de 2022 e 1º trimestre deste ano.
Foram registradas de abril a junho deste ano, 20.280 reclamações referentes às empresas aéreas, que no mesmo período transportaram 26,3 milhões de pessoas no mercado doméstico. Isso representa 77,1 reclamações para cada 100 mil passageiros: uma queda de 32,8% na comparação com o 2º trimestre de 2022.
“Chegamos à marca de três trimestres de melhora consecutiva. Os dados do Consumidor.gov mostram como as companhias aéreas brasileiras estão constantemente dispostas a aprimorar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente, com índices exemplares. Tudo isso para oferecer aos passageiros a melhor experiência de voo”, afirma a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro.
A solução de reclamações pelas empresas aéreas registrou um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 82,9% das reclamações resolvidas. A nota de satisfação dos passageiros com o serviço das companhias aéreas cresceu 20,3%, com uma nota de 3,7 em uma escala de 1 a 5. O tempo de resposta também melhorou, chegando à marca de 4,5 dias, o que representa uma retração de 3,4%.
Confira aqui o estudo completo do Consumidor.gov.
Informações da ABEAR