Aéreas e aeroportos elevam gastos com TI para aprimorar jornada do passageiro e impulsionar sustentabilidade

Imagem: ewastudio, via Depositphotos

O relatório Air Transport IT Insights 2023, divulgado nesta terça-feira (6) pela SITA, revela um aumento significativo nos gastos com Tecnologia da Informação (TI) tanto por parte dos aeroportos quanto das companhias aéreas, sinalizando um compromisso firme em aproveitar a tecnologia para operações aprimoradas e sustentabilidade. O mais recente relatório ainda mostra que companhias aéreas e aeroportos aproveitam o poder da biometria, dos dados e das tecnologias de ponta para redução de emissões

As principais descobertas do relatório indicam que os gastos com TI para aeroportos alcançaram aproximadamente 10,8 bilhões de dólares, enquanto as companhias aéreas investiram cerca de 34,5 bilhões de dólares em 2023, marcando um aumento significativo ano após ano. Além disso, uma maioria substancial dos Chief Information Officers (CIOs) de aeroportos e companhias aéreas antecipa um crescimento contínuo nos gastos com TI ao longo de 2024.

Um foco principal das estratégias de investimento dos CIOs da aviação gira em torno de aprimorar a jornada do passageiro, a eficiência operacional e a sustentabilidade. A autenticação biométrica, insights baseados em dados e soluções verdes são identificados como prioridades-chave para impulsionar a inovação e atender às demandas evolutivas do setor.

Os esforços para simplificar o processamento de passageiros geraram progressos significativos, com uma porcentagem considerável de companhias aéreas e aeroportos implementando soluções de TI para otimizar os procedimentos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque. A adoção generalizada de tecnologias biométricas está prestes a aliviar ainda mais a congestão, com uma proporção substancial de companhias aéreas e aeroportos esperando integrar sistemas de gerenciamento de identificação biométrica até 2026.

Além de iniciativas centradas no passageiro, os CIOs estão cada vez mais voltando sua atenção para aprimoramentos operacionais. Investimentos em inteligência de negócios (BI), inteligência artificial (IA) e compartilhamento de dados visam a fortalecer a eficiência, mitigar interrupções e facilitar experiências sem problemas tanto para passageiros quanto para funcionários.

TI inteligente para melhorar a sustentabilidade

A sustentabilidade emerge como uma preocupação primordial dentro do setor, com um foco crescente na redução das emissões de carbono e na melhoria da eficiência energética. Soluções tecnológicas voltadas para a otimização de operações de voo, tempo de espera de aeronaves e sistemas de gestão de energia estão sendo priorizadas para alinhar-se com as ambições do setor para a neutralidade de carbono até 2050.

David Lavorel, CEO da SITA, destaca o papel importante da análise avançada de dados e da colaboração na navegação pelas complexidades do cenário pós-pandemia. Ele enfatiza a importância de soluções inovadoras, como o gerenciamento total do aeroporto e BI para processamento de passageiros, na facilitação de respostas ágeis a desafios operacionais e interrupções.

O relatório foi baseado em uma extensa pesquisa envolvendo mais de 250 executivos seniores de companhias aéreas e aeroportos.

Informações da SITA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Boeing 737 da Total tem incêndio ao pousar em emergência e...

0
Um Boeing 737 da Total Linhas Aéreas está parado em uma das pistas do Aeroporto de Guarulhos (SP), após pousar e ser queimado pelo fogo.