Aéreas europeias planejam mudar as rotas dos aviões para reduzir as emissões de dióxido de carbono

photo of airplane across the clouds during night time
Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS via Pexels.com

As companhias aéreas europeias estão planejando mudar as rotas de voo dos aviões como parte de um esforço para reduzir as emissões de dióxido de carbono, em conformidade com a iniciativa Céu Único Europeu da Comissão Europeia.

De acordo com o Financial Times, as transportadoras aéreas geralmente não utilizam as rotas mais eficientes entre os aeroportos devido ao congestionamento do espaço aéreo e às regulamentações dos controladores de tráfego aéreo nacionais.

Com a implementação da iniciativa, as companhias aéreas poderão traçar rotas mais ideais que envolvem voos em grandes altitudes e uma abordagem mais suave, resultando em economia significativa de combustível.

A Comissão Europeia prevê que essa medida possa reduzir as emissões de carbono na Europa em até 10%, o que corresponde a 11,6 megatoneladas por ano. Essa mudança é considerada fundamental para alcançar a meta de emissões líquidas zero até 2050.

A comissária europeia dos Transportes, Adina Valean, enfatizou a importância de os países da União Europeia trabalharem juntos para melhorar a eficiência dos voos. Atualmente, a aviação é responsável por mais de 2% das emissões globais. A iniciativa do Céu Único Europeu foi discutida pela primeira vez em 2004 e o programa atualizado foi divulgado em 2020.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FTAI Aviation anuncia a execução de um contrato de manutenção sobre...

0
A FTAI Aviation anunciou a execução bem-sucedida de um Contrato de Energia Perpétua com a Latam. O acordo fornece ao LATAM uma