A competição SAE Brasil AeroDesign 2015 foi histórica. Competidores e organizadores são unânimes na opinião de que a edição 2015 chegou a um nível de equilíbrio e evolução de projetos nunca antes atingidos. Mas antes dos resultados e imagens, veja porque o AeroDesign Brasil é uma das mais importantes competições de Engenharia Aeronáutica do mundo.
A Comissão Técnica do AeroDesign divulgou os seguintes dados:
– Foram realizados 172 voos válidos, contra 117 no ano anterior;
– 28 equipes classificaram-se já na primeira bateria de voo, contra 15 no ano anterior;
– A carga média dos melhores voos de cada equipe foi de 8,928 kg, contra 7,247 no ano anterior;
– A média da eficiência estrutural (peso de carga transportada dividido pelo peso da aeronave) dos melhores voos de cada equipe foi de 7,228, contra 5,933 no ano anterior;
– Foram trasportadas nada menos do que 1,28 TONELADA de carga, contra 0,76 tonelada no ano anterior.
Isso mesmo! Juntando toda a carga carregada por todas as equipes ao longo das 9 baterias de competição, mais de 1 tonelada esteve a bordo das aeronaves rádio-controladas de AeroDesign, mostrando que cada vez mais as equipes conseguem otimizar seus aviões para atingir as melhores eficiências e confiabilidades possíveis!
Agora sim, vamos às equipes que até a próxima competição ostentarão o título de campeãs dessa edição histórica!
Classe Regular
A aeronave que ilustra a capa dessa matéria pertence à equipe EESC USP Alpha, que levou o título da classe Regular. A equipe de São Carlos mostrou completo domínio, ficando não apenas com o primeiro lugar geral, mas também com o melhor projeto teórico (relatório de projeto) e a segunda melhor apresentação oral.
Classe Micro
Na classe Micro, o domínio também ficou com a USP São Carlos, através da equipe EESC USP Mike. Além do título geral a equipe obteve na classe Micro os prêmios de melhor projeto teórico (relatório de projeto), melhor apresentação oral e menor peso vazio.
Classe Advanced
A classe Advanced ficou com a equipe do ITA, que também demonstrou grande domínio ao conquistar os prêmios de melhor projeto teórico (relatório de projeto), maior peso carregado e maior acuracidade (precisão entre a carga carregada e a carga teórica do projeto).
As três equipes campeãs representarão o Brasil na SAE AeroDesign East 2016 nos EUA. No caso da classe Regular a equipe vice-campeã, a Aerofeg da UNESP Guaratinguetá, também ganha o direito de representar o país na competição internacional.
Confira a seguir a galeria completa de imagens feitas com exclusividade pelo AeroIN ao longo da competição. As fotos são de Murilo Basseto e Túlio Rodarte Ricciardi.
Obs.: atualizaremos esta matéria com mais detalhes dos resultados assim que a Comissão Técnica do AeroDesign divulgar os resultados definitivos oficiais.