
Nessa segunda-feira, 14 de dezembro, a Aeromexico passou a programar seus primeiros voos Boeing 737 MAX. Segundo o Seth Miller, do PaxEx Aero, a volta aos voos do jato mexicano está agendada para o dia 21 de dezembro de 2020, o que coloca a companhia aérea como a segunda do mundo a operar o MAX após a retirada da ordem de parada nos Estados Unidos.
No total, a Aeromexico possui seis aeronaves 737 MAX 8 em sua frota, além de quatro aeronaves já construídas, mas ainda não entregues. Além disso, quatro 737 MAX-9 ainda não foram entregues à companhia aérea. Os dados de pedidos e entregas da Boeing mostram que a transportadora mexicana teve um total de 60 aeronaves 737 MAX encomendadas.
Voos iniciais
Inicialmente, a companhia aérea planeja realizar quatro voos com o Boeing 737 MAX a partir de seu hub no Aeroporto Internacional da Cidade do México, sendo um dlees para Cancun. Aos poucos, a empresa aumentará o número de voos diários. A partir de 24 de dezembro de 2020, mais MAX voltarão à frota.
A Agencia Federal de Aviación Civil de Mexico (AFAC) retirou a ordem de aterramento do Boeing 737 MAX em 3 de dezembro de 2020. No dia, a agência emitiu uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) na qual descrevia os requisitos para os operadores aéreos.