Aeronave H-36 da Força Aérea apoia resgate noturno de vítima de capotamento em Pacaraima (RR)

A aeronave H-36 da FAB e o pessoal envolvido na operação – Imagem: Tenente Anjos / 1º/11º GAV

Uma Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada na noite da última terça-feira, 12 de setembro, em Pacaraima, Roraima, em uma rodovia próxima à comunidade indígena Boca da Mata, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) no final de semana.

Segundo a FAB, o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, por ter meios desdobrados na região, coordenou o acionamento da equipe de busca e salvamento, a fim de resgatar uma vítima grave de capotamento de automóvel, pertencente à Organização Internacional para Migrações (OIM). A agência colabora com a assistência humanitária na região próxima à fronteira com a Venezuela, no âmbito da Operação Acolhida.

O helicóptero H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, decolou da Base Aérea de Boa Vista (BABV) e contou com o apoio de uma equipe terrestre em região próxima ao acidente.

Imagem: Tenente Anjos / 1º/11º GAV
Imagem: Tenente Anjos / 1º/11º GAV

Durante o resgate foi utilizada pelos pilotos a tecnologia de NVG (Night Vision Goggles, Óculos de Visão Noturna), equipamento que amplia em até 50 mil vezes a luminosidade natural do ambiente noturno, inclusive em condições de baixíssima iluminação.

“Essa é uma missão altamente operacional e com riscos, devido à visualização baixa e com redes elétricas que dificultam o pouso. Houve ainda todo um cuidado de transporte e embarque da vítima, devido às condições de deslocamento no terreno, para realizar o resgate da forma mais segura possível”, destacou o Tenente Aviador Pedro Henrique Silva dos Anjos.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador José Wellinghton Félix de Carvalho, concluiu dizendo: “A nossa equipe desembarcou a vítima e passou aos cuidados do SAMU. Concluímos que a missão foi um sucesso dentro da máxima segurança e todos os envolvidos estão satisfeitos em ter contribuído para salvar mais uma vida”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageira da primeira classe alega racismo após comissário pedir para ela...

0
Desde o incidente a bordo, a passageira relatou trauma e dificuldades para dormir, expressando nervosismo em voar novamente.