Aeronave híbrida da Ampaire voa por doze horas seguidas e estabelece marco

A Ampaire demonstrou as capacidades de sua aeronave híbrida elétrica (EEL) ao realizar um voo recorde em 10 de dezembro de 2023, em Camarillo, na Califórnia, no qual a aeronave subiu aos céus por doze horas seguidas. De acordo com a empresa, o voo estabeleceu um recorde de resistência e estabelece um novo padrão para aeronaves híbridas-elétricas.

O tempo total de voo foi de precisamente 12 horas. Segundo a Ampaire, ao pousar, a aeronave tinha mais de 2 horas de reservas de combustível e bateria, detalhou o Aviacionline.

O CEO da Ampaire, Kevin Noertker, disse: “Esta missão quebrou as barreiras do voo eletrificado. Acreditamos que isso ressalta nosso compromisso com o desempenho de nossos veículos e a utilidade comercial de nossos veículos.”

“As soluções elétricas híbridas da Ampaire oferecem uma economia operacional incomparável, liberando resiliência operacional e flexibilidade alinhadas com as necessidades de nossos clientes. O espírito de inovação da equipe Ampaire nos impulsiona nesta jornada em direção a um futuro sustentável. É uma prova do nosso compromisso duradouro“, destacou.

Este voo de resistência encerra um ano marcado por missões bem-sucedidas no Canadá, Alasca, Arizona e Califórnia. Nesses testes, a aeronave demonstrou desempenho excepcional e grande confiabilidade e adaptabilidade a diversos ambientes.

O demonstrador está sendo usado como uma plataforma de teste para o desenvolvimento de eletrônica de alta potência, inversores, motores e seus sistemas associados. Ele usa o propulsor elétrico híbrido AMP-H570 AMP Drive da Ampaire, que também foi implantado no Eco Caravan.

Este sistema, de acordo com o fabricante, conseguiu uma redução notável, entre 50 e 70 por cento, no consumo de combustível e nas emissões, em comparação com os motores tradicionais Pratt e Whitney PT6.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias