Aeronave Il-96-400M está planejada para ser usada em estudos e no transporte de carga na Rússia

A aeronave russa de longo alcance Il-96-400M, versão modernizada do Il-96-300 e que recentemente fez seu primeiro voo, foi planejada principalmente para ser usada nas necessidades de aviação especial estatal e transporte de carga. O vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, disse aos repórteres sobre isso durante um fórum de debates da Rússia.

“Vamos deixar esse protótipo em forma de laboratório voador para que, na hora de formar um programa mais abrangente para uma aeronave pesada de fuselagem larga, entendamos em que estágio poderíamos utilizar esse tipo de aeronave para transporte especial governamental, porque hoje é utilizado o IL-96-300. E o segundo será para transporte de cargas”, disse, respondendo a uma pergunta sobre o possível início da produção em série do avião.

No início de novembro, um protótipo da aeronave fez seu primeiro voo e os testes foram realizados normalmente e com sucesso. A aeronave é uma versão modernizada do Il-96-300 com fuselagem alongada em 9,35 m, motores PS 90A1 mais potentes e capacidade para até 370 passageiros.

A exposição e fórum internacional “Rússia” acontece de 4 de novembro a 12 de abril de 2024 no VDNKh em Moscou. Está organizado para demonstrar as conquistas mais importantes do país em vários setores da economia; todas as 89 regiões russas apresentaram as suas exposições.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias