Aeroporto de Araxá (MG) recebe homologação de PAPI para aproximações de mais precisão

Aeroporto de Araxá – Imagem: Google Earth

Aeroporto Municipal Romeu Zema passou por uma etapa significativa com a presença da equipe do Grupo Especial de Inspeção ao Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizou a homologação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) nos últimos dias 24 e 25 de novembro.

O administrador do aeroporto, Fabiano Cota, destaca a importância do novo equipamento para a segurança durante os procedimentos de pouso de aeronaves de alta performance. Trata-se de um sistema de iluminação localizado ao lado da pista, projetado para indicar aos pilotos se a aproximação está na altitude correta para o pouso. Essa melhoria é considerada crucial para a operação de voos regulares, visando aprimorar os protocolos de aterrissagem.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, a aquisição do equipamento foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Araxá em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O investimento é parte de um esforço conjunto para modernizar o aeroporto, que já passou por uma completa revitalização e agora desempenha um papel estratégico com rotas para Belo Horizonte, e, a partir de 2024, também para São Paulo.

Informações da Prefeitura de Araxá

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias