O Governo do Maranhão informou nesta semana que as ações constantes para o desenvolvimento do turismo no estado resultou em aumento significativo do número de turistas que buscam conhecer as belezas culturais, naturais e arquitetônicas maranhenses.
Segundo pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão, em junho deste ano o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital São Luís, recebeu o maior número de desembarques dos últimos 10 anos. O São João do Maranhão é o grande atrativo turístico do período.
O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Segundo a pesquisa, junho de 2023 registrou 77.330 mil desembarques no Aeroporto de São Luís. Este é o maior número de desembarques desde 2013.
Já na comparação anual, o total de desembarques em junho de 2023 representa um aumento de 39% em relação a junho de 2022, quando 55.000 passageiros desembarcaram na capital maranhense.
O aumento registrado em junho de 2023 também é 9% superior ao mesmo período de 2019, antes dos impactos da pandemia, que teve 70 mil desembarques em São Luís. Somados os dados de embarques e desembarques, São Luís registrou uma movimentação de 149.562 passageiros.
Segundo a Secretaria de Estado do Turismo, a pesquisa mostra que o nível de satisfação do turista que visitou o Maranhão no período junino é muito alto e que 94% deles pretendem voltar, portanto, pesquisas como essas, realizadas pelo Observatório do Turismo, são muito importantes para que se conheça o perfil do turista que viaja ao estado e, assim, seja possível direcionar de forma mais eficaz as políticas públicas.
Desembarques no Maranhão
Os desembarques totais no Maranhão em junho de 2023, somados os aeroportos das cidades de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, somaram 85.101 mil visitantes. Ainda segundo a pesquisa, 81,42% dos visitantes no período junino foram ao estado para lazer.
Além de São Luís, os turistas aproveitaram para visitar as cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Alcântara, Carolina, Tutóia e Raposa.
Essa procura fez com que a rede hoteleira também registrasse altos índices de ocupação. Em São Luís, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação no mês de junho foi de 80,84%. Já dados da Secretaria de Estado do Turismo mostram ocupação de 80,71% na rede hoteleira de Barreirinhas e 56,13% na rede hoteleira de Carolina.
Os dados do Observatório do Turismo do Maranhão referentes a junho de 2023 também demonstram a retomada do turismo maranhense após o período da pandemia de Covid-19, que levou a uma retração no número de viagens nos anos de 2020 e 2021.