Agora é a vez do Rio de Janeiro ver o caça Gripen exposto, a partir desta quarta-feira

A réplica do caça, em outra exposição recentemente realizada

A réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação na esplanada da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira, 16 de março, até 6 de abril.

Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica do mais novo integrante da frota de caças tem 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. O visitante poderá entrar na cabine, tirar fotos e conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes dessa aeronave com tecnologia revolucionária e cheia de funcionalidades estratégicas.

A aeronave é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo.

O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, saindo de Norrköping, na Suécia, país onde fica a fabricante Saab.

Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.

O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021, ano em que a FAB comemorou 80 anos de criação. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão em exposição na esplanada da FGV. O acesso à exposição é permitido para visitantes a partir de 5 anos e gratuito, mediante agendamento prévio. Para agendar, acesse a página oficial clicando aqui.

Horário: 10h às 20h (segunda à sexta) e 8h às 18h (sábados e domingos)

Faixa etária: a partir de 5 anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável

Informações da Assessoria de Imprensa

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Southwest reduzirá funcionários e oferecerá programas de folga voluntária após atrasos...

0
A empresa disse que desacelerará as contratações e oferecerá uma variedade de licenças voluntárias para tentar conter os crescentes custos.