Uma aeronave Airbus A320, que realizava um voo de passageiros, recebeu uma descarga elétrica e perdeu potência em um dos motores, fazendo com que os pilotos declarassem emergência. O jato envolvido no incidente pertence à Scandinavian Airlines tem matrícula SE-ROD.
A aeronave estava realizando o voo SK-4434, de Oslo para Tromsø, ambas cidades na Noruega, no último domingo (12). Conforme relata o The Aviation Herald, os pilotos estavam se aproximação da pista 19 do Aeroporto de Tromsø-Langnes, quando a aeronave foi atingida por um raio, seguido de perda de empuxo em um dos motores.
Em seguida, a tripulação declarou “Mayday. Mayday” e iniciou uma arremetida a cerca de 1200 pés (365 metros) de altitude. A aeronave subiu para 11 mil pés, posteriormente 16 mil pés, e retornou a Tromsø para um pouso normal e sem novas intercorrências, cerca de 30 minutos depois. A aeronave ainda permanece no solo desde a ocorrência.
A companhia aérea informou que o jato precisou abortar a primeira tentativa de pouso devido ao vento forte, mas conseguiu pousar com segurança na segunda aproximação. No momento da operação, o tempo estava muito severo, com fortes ventos de oeste e trovoadas. Já a polícia local informou que foi alertada sobre uma aeronave chegando com um problema no motor, segundo relato no AvHerald.
Leia mais: