Airbus A340 decola duas vezes e, em ambas, tem que despejar combustível por problema no motor

Lufthansa A340-600 – Imagem: Lufthansa

Um Airbus A340-600 da Lufthansa precisou alijar combustível duas vezes ao retornar ao aeroporto de origem, em um curto intervalo de tempo, devido a problemas técnicos nos motores. O quadrijato envolvido no incidente é o registrado sob a matrícula D-AIHP, que deveria realizar o voo LH-425, de Boston, nos Estados Unidos, para Munique, na Alemanha, na última terça-feira (8). 

Conforme detalha o The Aviation Herald, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Boston sem anormalidades, no entanto, sem explicações, os pilotos interromperam a subida a 27 mil pés (cerca de 8,23 km) de altitude. Após 12 minutos, a tripulação informou que precisava retornar a Boston devido a uma falha técnica e que havia a necessidade de alijar (despejar) combustível.

Os pilotos desceram a aeronave para 26 mil pés (cerca de 7,92 km) de altitude, realizaram o alijamento de combustível e se posicionaram para uma aproximação à pista 33L de Boston, onde o pouso ocorreu normalmente, após 80 minutos contados desde a partida.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Ao permanecer no solo por cerca de 3,5 horas, já em 9 de novembro, a aeronave partiu para o novo voo até Munique. Entretanto, novamente os pilotos pararam a subida a 27 mil pés (cerca de 8,23 km) de altitude e solicitaram o retorno a Boston devido a problemas em um dos motores.

O A340 despejou combustível novamente e pousou com segurança novamente na pista 33L de Boston cerca de uma hora após a segunda partida. De acordo com informações, ambos os problemas foram causados no motor #2 (lado esquerdo interno).

O quadrijato somente decolou novamente na última quinta-feira (10), quando realizou o voo para Boston. A operação ocorreu dento da normalidade e sem novos incidentes.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

airplane flying in cloudy evening sky

IATA faz apelo por medidas urgentes sobre o impacto climático dos...

0
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) fez um apelo para a adesão a medidas urgentes a fim de aprofundar o conhecimento