Airbus Beluga: fotos e vídeos da chegada, batismo e abertura do avião em Viracopos

Nesta segunda-feira, 25 de julho, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), um dos mais exóticos aviões do mundo: o Airbus A300-600ST, popularmente conhecido como Beluga. Nesta matéria, o AEROIN traz aos leitores muitas fotos e vídeos do momento inédito.

Esta é a primeira vez que a aeronave visita a América Latina, tendo primeiro feito uma parada para reabastecimento e descanso de tripulação em Fortaleza (CE) no dia anterior, como parte de uma missão para transportar um moderno e avançado helicóptero, modelo ACH160, que será montado nas instalações do hangar de manutenção da Azul, em Viracopos.

O pouso pela pista 15 de Viracopos, realizado pouco antes das 14h00, assim como o batismo com jatos de água dos bombeiros e, posteriormente, a abertura do enorme acesso de embarque e desembarque de cargas podem ser vistos nos vídeos a seguir.

O primeiro é de autoria do próprio AEROIN, enquanto os demais são dos vários canais que colaboram com o site ao compartilhar seus conteúdos, e que estavam presentes em Campinas para a chegada do incomum avião. Escolha o que mais gosta e aproveite!

Abaixo dos vídeos, o AEROIN ainda disponibiliza mais uma sequência de imagens dessa singular aeronave, e também a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, ao final desta matéria, que segue mostrando o Beluga no pátio do hangar da Azul.

Canal Golf Oscar Romeo:

Canal Plane Spotter HD Curitiba:

Canal Mega Aviação:

Canal Oxigênio Aéreo:

Canal Juupraduu VCP:

Canal Viracopos FullHD:

Para recepcionar o ilustre visitante, um evento no hangar de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) da Azul reuniu imprensa, autoridades e executivos da Airbus e Helibras, da Azul e da Aeroportos Brasil Viracopos para acompanharem e registrarem o inédito pouso do Beluga no aeroporto paulista.

“Receber uma aeronave do tamanho e do porte do Beluga e ceder as instalações para montagem de um dos mais modernos helicópteros já lançados demonstra a qualidade e importância do nosso espaço”, destacou Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.

Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também realizou um Spotter Day, levando dezenas de fotógrafos (spotters) para bem perto da pista de pouso, onde puderam acompanhar a chegada do A300-600ST.

Kit disponibilizado pela Airbus/Helibras aos que estavam presentes

O BelugaST (‘Super-Transporter’) transportou um helicóptero ACH160 a um operador brasileiro. A aeronave tecnologicamente avançada será montada nas instalações de MRO da Azul Linhas Aéreas, e depois ficará hangarada no Aeroporto de Congonhas.

O desembarque do equipamento ocorre na manhã desta terça-feira, 26 de julho. Depois, a previsão é que o Beluga decole na manhã da quarta-feira, 27, embora ainda seja necessário aguardar uma confirmação oficial sobre isso.

Em janeiro desde ano, a Airbus lançou um novo serviço para oferecer transporte de cargas especiais para clientes do mundo inteiro com o BelugaST. Estes aviões cargueiros, baseados no projeto A300-600, expandiram seu escopo além das transferências intra-Airbus para missões de voo em todo o mundo transportando cargas de grande tamanho.

Com o novo serviço, até cinco BelugaST estarão aptos a voar com cargas de tamanho fora do comum para clientes com contratos comerciais, atendendo indústrias como fabricantes de motores, espacial, fabricação de helicópteros e máquinas, petróleo, gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos militares, suprimentos humanitários, entre outros.

Transmissão ao vivo do Golf Oscar Romeo mostrando o Beluga no pátio da Azul:

Nota: a todos que quiserem adquirir para si uma lembrança da primeira passagem do avião Beluga por Viracopos e pelo Brasil, a “bolacha”, ou “patch, da imagem a seguir pode ser comprada do canal Golf Oscar Romeo. Basta entrar em contato através do Instagram @golfoscarromeo.

Com informações das Assessorias de Imprensa da Azul e da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sky colocará avião de 238 assentos em voos do Chile para...

0
A chilena Sky aposta alto em Florianópolis e agora terá na capital catarinense voos com o seu maior avião, que leva até 238 passageiros.