Apesar das sanções, russa Aeroflot compra oito jatos Airbus A330

Uma reviravolta na aviação comercial russa foi registrada nesta semana, após a Aeroflot comprar jatos europeus da Airbus, mesmo com as sanções contra a Rússia.

A companhia de bandeira da Rússia, que na era soviética chegou a ser a maior do mundo, hoje tem uma frota moderna, com jatos europeus e americanos, em sua maioria. Dentre eles está o Airbus A330, modelo visto na foto acima. O avião é um dos principais equipamentos para voos de longo curso da empresa, que conta hoje com 12 aeronaves do modelo.

Com um novo movimento, a maioria destas aeronaves foi comprada agora, segundo a companhia informou a agência estatal de notícias da Rússia, a TASS. Estas aeronaves, assim como a maioria absoluta da frota da empresa (e assim como das companhias estrangeiras) é arrendada a longo prazo junto a companhias de leasing.

No final do contrato, normalmente ocorre uma proposta de venda da aeronave para a companhia aérea que o operava, a um preço reduzido. E foi desta maneira que a transação ocorreu.

“Oito aeronaves A330 foram compradas de lessores estrangeiros como conclusão das obrigações contratuais. Estes aviões agora estão com registros russos e com certificado de posse da Rússia para a Aeroflot”, afirmou a companhia aérea.

Apesar de soar estranha a venda em pleno ápice de sanções do ocidente contra a Rússia, fontes ouvidas pela imprensa reportam que isso seria algo legal. Uma emenda foi colocada nas sanções que permitiria esta ação, já que era prevista em contrato e seria uma maneira das empresas de leasing ocidentais receberem o valor devido, não ficando no prejuízo, além de manter uma “política de boa vizinhança”, apesar da invasão da Ucrânia por Moscou.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Jatinho de Elon Musk foi filmado em decolagem de alta performance...

0
A rápida visita do bilionário Elon Musk, o empresário por trás da Tesla e SpaceX, foi acompanhada até na decolagem, de alta performance.