Apesar dos problemas, motores aeronáuticos GTF da P&W têm mais de 800 pedidos e compromissos em 2023

Motor PW P&W GTF PW1100G

Paris Air Show 2023 – A Pratt & Whitney (P&W) anunciou no Paris Air Show que mais de 800 pedidos e compromissos de motores GTF, incluindo motores sobressalentes, já foram feitos desde o início de 2023.

Os motores GTF equipam aviões das famílias Airbus A220 e A320neo e os E-Jets E190-E2 e E195-E2 da Embraer. Os pedidos anunciados neste ano incluem Azorra, CALC, Carlyle Aviation Partners, Binter, Croatia Airlines, LATAM Airlines, Qantas Airways, United Airlines e Volaris.

No total, mais de 10.000 pedidos e compromissos de motores GTF foram feitos por mais de 90 clientes em todo o mundo.

Desde que entraram em serviço em 2016, as aeronaves movidas pelos GTF economizaram para as companhias aéreas mais de 1,2 bilhão de galões (quase cinco bilhões de litros) de combustível e para o planeta mais de 12 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono.

Os motores GTF atualmente alimentam mais de 1.600 aeronaves e acumularam mais de 23 milhões de horas de voo em quase seis milhões de voos, transportando cerca de 860 milhões de passageiros para seus destinos.

Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney, disse que o motor GTF oferece benefícios econômicos e ambientais inigualáveis, e esses últimos pedidos são uma prova do valor que ele oferece aos clientes.

“O motor GTF Advantage ampliará essa liderança ao mesmo tempo em que oferece mais impulso e maior durabilidade. À medida que aumentamos o tempo na asa [tempo sem remoção para manutenção] e resolvemos os desafios da cadeia de suprimentos, os motores GTF continuarão a gerar reduções nos custos operacionais, novas rotas e receita e progredir para atender às metas de sustentabilidade da indústria”, completou Deurloo.

Apesar do bom desempenho de vendas, a fabricante segue enfrentando reportes de diversas companhias aéreas sobre problemas operacionais com os motores:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias