Após ataque ao An-225, vídeo da base da Antonov em 2018 vira agradável lembrança

O piloto Viktor Goncharov dedicou a carreira ao Antonov, e apresenta o vídeo que você assiste nesta matéria

Até o início da pandemia da COVID-19, em 2020, interessados de qualquer parte do mundo conseguiam participar do Antonov Plant Tour, uma vista guiada pelas instalações da Antonov, em Kiev, na Ucrânia.

Agora, em meio à guerra causada pela invasão russa, o vídeo de apresentação do evento ganha valor especial para os entusiastas da aviação, especialmente depois da destruição do An-225-Mriya, o maior avião do mundo.

De acordo com a divulgação promocional da agência de turismo responsável pelo evento, cujo site ainda está ativo, o Antonov Plant Tour era uma visita que permitia “aos entusiastas da aviação olhar de perto os AN-225 Mriya, AN-124 Ruslan, AN-22 Antei, AN-178, AN-158 e AN-148, e descobrir a história das aeronaves Antonov”.

A programação incluía visitas ao Aeroporto Antonov – Hostomel Airport para conhecer as aeronaves AN-124 Ruslan e AN-22 Antei, e os modelos em processo de testes de voo e modernizações AN-178, AN-158, AN-148.

Contudo, o ponto alto de toda a ação era a visita ao aeródromo industrial de Sviatoshyn, no mesmo complexo, que faz parte da fábrica de produção em série da empresa ucraniana.

No local era possível conhecer as oficinas para montagem final das aeronaves AN-148 e AN-158, simuladores de voo, o túnel de vento Antonov, museus e, a estrela da casa, o AN-225 Mriya.

Vídeo

O vídeo promocional da visita foi lançado em 2018 em celebração aos 30 anos do primeiro voo do Mriya, ocorrido em 21 de dezembro de 1988. Na gravação, o comandante Viktor Goncharov, que pilotou o An-225, faz uma apresentação emocionante da aeronave. “É um avião único, sem igual no mundo”, diz logo de início.

Goncharov destaca as qualidades do gigante, como a capacidade por longos voos sem necessidade de escalas e a imensa capacidade de carga. “Esta aeronave já voou sobre todo o planeta, todos os continentes, e transportou cargas únicas pelo mundo. Ela é a melhor, com vários recordes no transporte de cargas pesadas”.

Há, ainda, imagens internas no avião, incluindo o cockpit, local em que Goncharov compartilha diversas curiosidades. O piloto ainda faz um convite que agora não pode mais ser aceito. “Se você, em qualquer lugar do mundo, quiser ver este avião de perto, nós estaremos sempre felizes em recebê-lo aqui em nossa base, em Kiev”.

Após a visita pelo interior do gigante AN-225, o comandante também visita o interior AN-22 Antei, o maior avião a hélices do mundo.

Confira a seguir o vídeo Antonov Factory Tour. Nas configurações no canto do player, há opções de legendas em inglês e de tradução automática para o português.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias