Após avião danificado no pouso, piloto é acusado criminalmente por “violação da técnica de pilotagem” na Rússia

Imagem: Ministério Público de Transportes da Sibéria Ocidental

O Comitê de Investigação da Federação Russa informa que o Departamento de Investigação de Transporte de Novosibirsk concluiu a investigação de um processo criminal contra um piloto de 60 anos.

Segundo a autoridade russa, ele foi acusado de cometer um crime nos termos da Parte 1 do art. 263 do Código Penal da Federação Russa (trata de violações das regras de segurança no trânsito e operação do transporte aéreo), que causou grandes danos por negligência.

A investigação apurou que o comandante da aeronave, enquanto pilotava a aeronave Antonov An-2 em maio de 2022, seguindo a rota Novy Urengoy a Kargasok, ao se aproximar do local de pouso no destino, localizado na região de Tomsk, cometeu uma violação da técnica de pilotagem, o que fez com que a aeronave saísse da pista e colidisse com a cerca do local.

“Como resultado das ações criminosas ilícitas do acusado, o proprietário da aeronave sofreu grandes danos no valor de mais de 3 milhões de rublos”, descreve o Comitê.

O órgão conclui descrevendo que a investigação do acidente recolheu uma base de provas suficiente, em relação à qual o processo criminal com a acusação, aprovada pelo Procurador dos Transportes de Tomsk, foi enviado ao Tribunal Distrital de Kargasoksky para apreciação do mérito.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias